Instruções para apresentações
Normas para apresentação oral
O tempo de apresentação será de até 15 minutos, usando uma apresentação no formato MS PowerPoint ou Adobe PDF.
Sugere-se que estruture a sua apresentação de forma a respeitar o tempo limite, seguindo as indicações abaixo:
- 2-3 minutos para introdução e objetivos.
- 4-5 minutos para métodos e dados.
- 4-5 minutos para resultados e discussão.
- 1-2 minutos para conclusão e direções futuras.
A formatação dos slides é livre. Contudo, se oportuno, sugere-se que identifique o congresso e utilize respetivo logo. No slide inicial deve constar o Título, os Autores e a Instituição dos autores.
Modelo de slides: LINK
Sugestões para a criação dos Slides:
- Design Limpo: Use um layout limpo e profissional. Evite excesso de texto e elementos visuais.
- Fontes e Tamanhos: Utilize fontes legíveis, como Times New Roman, e mantenha tamanhos adequados (títulos a partir de 36 pt e texto a partir de 24 pt).
- Imagens e Gráficos: Utilize imagens e gráficos para ilustrar o que está a apresentar, mas certifique-se de que são relevantes e de boa qualidade.
- Poucas Palavras: Opte por palavras-chave ou frases concisas em vez de parágrafos extensos. Lembre-se de que a apresentação serve apenas para complementar a sua comunicação oral, e não para ser lida.
Normas para apresentação em póster
Os trabalhos em póster serão expostos em espaço previsto pela Organização junto ao Auditório Principal e afixados pelo secretariado, já que é proibida qualquer tipo de fixação nos expositores com recurso a pionés ou outros acessórios que furem/perfurem os painéis em contraplacado bétula.
1. O póster deverá refletir o conteúdo do artigo e deve ser estruturado com secções similares às que constam no artigo aprovado.
2. O póster poderá incluir imagens, figuras e gráficos.
3. No póster, deverão constar os nomes (primeiro e último) dos autores, a afiliação dos autores (identificação da instituição), e e-mail.
O tamanho dos pósteres deve ser 90 cm de largura por 120 cm de altura e o respetivo texto deverá ser facilmente legível a uma distância de 1 a 2 metros
Sugestões:
a) Fonte: Times (Roman ou New Roman)
b) Título: Tamanho 60 a Negrito/Bold
c) Autores: Tamanho 48
d) Instituição: Tamanho 36
e) Texto principal: Tamanho 24 a 32
f) Figuras e Tabelas: Tamanho 18 a 24
g) Bibliografia ou notas de rodapé = Tamanho 14 a 18
h) Além disso, assegure-se de que haja um bom contraste entre a fonte e o fundo, e evite usar mais de 3 ou 4 tamanhos de letra diferentes para manter a clareza e organização visual.
4. Usar palavras maiúsculas somente para os títulos dos itens (INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO, etc.); Espaçamento entre as linhas: dependerá da quantidade de texto, mas a sugestão padrão é de 1,5.
5. O poster deverá ser entregue no secretariado na manhã do dia 16 ou dia 17 de outubro, em função da sessão se realizar no 1º ou 2º/3ª dia do congresso, logo ao início da manhã. Haverá discussão dos posters com os autores durante os coffee breaks e intervalos entre sessões de apresentações orais.
Modelo de póster: LINK
Sugestão de local para impressão de pósteres
No campus de Azurém, num edifício vizinho ao local onde decorrerá o PLURIS 2024, está sediada a reprografia Chapa5, que presta todo o tipo de serviços de impressão.
Os participantes poderão tratar diretamente o serviço de impressão dos seus pósteres, evitando desta forma o inconveniente do transporte.
De seguida, disponibilizamos os contactos para solicitar estimativa de custos e agendar impressão.
Reprografia Chapa 5
reprografiauminho@gmail.com
Tel. +351 258 510 127