Instruções para apresentações

Normas para apresentação oral 

O tempo de apresentação será de até 15 minutos, usando uma apresentação no formato MS PowerPoint ou Adobe PDF. 

Sugere-se que estruture a sua apresentação de forma a respeitar o tempo limite, seguindo as indicações abaixo: 

  • 2-3 minutos para introdução e objetivos. 
  • 4-5 minutos para métodos e dados. 
  • 4-5 minutos para resultados e discussão. 
  • 1-2 minutos para conclusão e direções futuras. 

A formatação dos slides é livre. Contudo, se oportuno, sugere-se que identifique o congresso e utilize respetivo logo. No slide inicial deve constar o Título, os Autores e a Instituição dos autores. 

Modelo de slides: LINK 

Sugestões para a criação dos Slides: 

  1. Design Limpo: Use um layout limpo e profissional. Evite excesso de texto e elementos visuais. 
  2. Fontes e Tamanhos: Utilize fontes legíveis, como Times New Roman, e mantenha tamanhos adequados (títulos a partir de 36 pt e texto a partir de 24 pt). 
  3. Imagens e Gráficos: Utilize imagens e gráficos para ilustrar o que está a apresentar, mas certifique-se de que são relevantes e de boa qualidade. 
  4. Poucas Palavras: Opte por palavras-chave ou frases concisas em vez de parágrafos extensos. Lembre-se de que a apresentação serve apenas para complementar a sua comunicação oral, e não para ser lida. 

 

Normas para apresentação em póster 

Os trabalhos em póster serão expostos em espaço previsto pela Organização junto ao Auditório Principal e afixados pelo secretariado, já que é proibida qualquer tipo de fixação nos expositores com recurso a pionés ou outros acessórios que furem/perfurem os painéis em contraplacado bétula. 

1. O póster deverá refletir o conteúdo do artigo e deve ser estruturado com secções similares às que constam no artigo aprovado. 

2. O póster poderá incluir imagens, figuras e gráficos. 

3. No póster, deverão constar os nomes (primeiro e último) dos autores, a afiliação dos autores (identificação da instituição), e e-mail. 

O tamanho dos pósteres deve ser 90 cm de largura por 120 cm de altura e o respetivo texto deverá ser facilmente legível a uma distância de 1 a 2 metros
Sugestões: 

a) Fonte: Times (Roman ou New Roman) 

b) Título: Tamanho 60 a Negrito/Bold 

c) Autores: Tamanho 48 

d) Instituição: Tamanho 36 

e) Texto principal: Tamanho 24 a 32 

f) Figuras e Tabelas: Tamanho 18 a 24 

g) Bibliografia ou notas de rodapé = Tamanho 14 a 18 

h) Além disso, assegure-se de que haja um bom contraste entre a fonte e o fundo, e evite usar mais de 3 ou 4 tamanhos de letra diferentes para manter a clareza e organização visual. 

4. Usar palavras maiúsculas somente para os títulos dos itens (INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO, etc.); Espaçamento entre as linhas: dependerá da quantidade de texto, mas a sugestão padrão é de 1,5. 

5. O poster deverá ser entregue no secretariado na manhã do dia 16 ou dia 17 de outubro, em função da sessão se realizar no 1º ou 2º/3ª dia do congresso, logo ao início da manhã. Haverá discussão dos posters com os autores durante os coffee breaks e intervalos entre sessões de apresentações orais.

Modelo de póster: LINK 


Sugestão de local para impressão de pósteres 

No campus de Azurém, num edifício vizinho ao local onde decorrerá o PLURIS 2024, está sediada a reprografia Chapa5, que presta todo o tipo de serviços de impressão.

Os participantes poderão tratar diretamente o serviço de impressão dos seus pósteres, evitando desta forma o inconveniente do transporte.

De seguida, disponibilizamos os contactos para solicitar estimativa de custos e agendar impressão. 

     Reprografia Chapa 5

     reprografiauminho@gmail.com

     Tel. +351 258 510 127


Scroll to Top